segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

"O Galo Corneta"

No dia 24 de Janeiro fomos à creche da Fundação Bonfim desenvolver as actividades que tinhamos planeado.
Quando chegamos lá, às 9h da manhã, encaminharam-nos para a sala de "convívio", onde as crianças que chegavam, esperavam pela a hora de irem para as respectivas salas. A nossa presença despertou a atenção de algumas crianças que começaram a fitar-nos e algumas até a fazer caretas.
Já na sala dos cinco anos, cantamos a canção do "bom dia" e fomo-nos apresentando e conhecendo melhor as crianças. Quando a professora explicou que nós é que iamos orientar a manhã e lhes perguntou se todos tinham trazido a memória para fixarem aquilo que nós iamos contar, obtivemos respostas curiosas: "A minha [memória] ainda se está a vestir!"; "E a minha ficou a tomar banho!".
Fizemos o jogo que preparamos para eles, que consistia em imitar o som do animal que lhes tinha calhado. Embora houvesse alguns mais tímidos, todos adoraram o jogo e pediram para repetir.
De seguida, a Inês contou a história do "Galo Corneta"* e eles ouviram-na atentamente. No contexto da história, as crianças cantaram músicas que já conheciam.
Fizemos também o jogo do "passarão"/"bom barqueiro". Alguns membros da equipa perdedora não reagiram bem à derrota, chegando mesmo a choramingar. Juntamente com a professora e algumas crianças, tentámos mostrar-lhes que não havia problema em perder e que devemos saber aceitar uma derrota. "Porque... ganhar ou perder é desporto!" disse a Cuca.


Já perto da hora de regressarmos à escola, tiramos algumas fotos e nunca pensamos que eles ficassem tão entusiasmados com isso! "E agora, para tirar as fotos? Parte-se a máquina ao meio?" perguntou o Carlos. Na hora de irmos embora, mostraram-se tristes por não voltarmos tão cedo. "Tens de voltar sessenta quarenta vezes!", e prometemos-lhes que voltariamos um dia destes.

A verdade, é que nos apetecia voltar já no dia seguinte!



*A história do "Galo Corneta" foi construída com base na história com o mesmo nome do livro "Histórias para ouvir antes de adormecer" .

Sem comentários:

Enviar um comentário